Intolerância é intolerável!

Ultimamente tenho visto tanta coisa acontecendo. Será que você não ver também? A intolerância é algo que deveria ser realmente intolerável. Por exemplo, o que eu gosto é uma das qualidades que define quem eu sou, e não o que lhe define, porém isso não me dá o direito de impor minha vontade sobre a sua vontade, e vice-versa.

Se todos gostassem das mesmas coisas, onde estaria a diversidade? Seríamos clones, projetados para ser idênticos em tudo. Contudo, não os  somos, você possui a sua personalidade, eu tenho a minha,  sua mãe têm a dela, seu pai têm a dele, e por ai vai. Não é porque possuirmos uma carga genética hereditária ou somos da mesma espécie que temos que ser iguais. Podemos achar nesse mundo gente que tenha gosto similar ao nosso, então teremos afinidade e não igualdade.

Esta é a heterogeneidade da coisa toda, o diverso é  belo. E beleza também é algo que varia de acordo com o gosto, do que você é, o que é belo para mim pode não ser para você, e por qual motivo eu tenho direito de lhe sobrepujar por isso? Nenhum motivo. A liberdade de poder viver o que você é, é algo surpreendente. Quando nos impõem o que devemos ver, ser e ter, é, de certa forma, uma escravidão. Nos tornam escravos das vontades alheias, tornamos nos dependentes mesmo sem querer. Isso é uma tremenda falta de respeito a quem você é,  a quem eu sou.  Nos tornar, seres subservientes ao querer do outro, esta é um tipo de repressão da forma mas cruel. Não poder ser quem sou, somente para não desagradar alguém.

Quando conseguimos entender que tentam, por vezes até conseguem, nos aprisionar dentro de nós mesmo, é o primeiro passo a liberdade. O medo de ferir o outro, por você ser quem você é, é sufocador. Buscar sua liberdade, é o segundo passo para sua realização pessoal. Contudo aprenda, que após você atingir a sua liberdade, isso não lhe dará o direito de impor seu valor, quem você é e seus gostos ao mundo, como sempre fizeram com você. Se liberte nas não se torne carrasco do outro. Toda imposição é repressiva!

A melhor maneira de viver, é na base da tolerância, pois quem tolera, respeita. Achava eu que apenas o respeito, bastava. Mas não,  pois existe o ‘respeito imposto juntamente com o medo’. Esses tipo de respeito, é uma opressão maquiada. É, a pura e límpida, imposição de poder sobre o outro, “sou mais velho que você e você tem que respeitar”, “sou seu patrão e você têm que me respeitar”, “sou seu pai/mãe e você tem que respeitar”, “sou padre/pastor/juiz e você tem que respeitar”, “sou homem e você é mulher então têm que respeitar”, o outrem não pode exigir meu respeito aliado ao medo de uma repreensão. Respeito, há quem o confunde com medo. Este é o respeito imposto, punitivo. Esse é o pior tipo de sentimento a ser adquirido. Temer em vez de Respeitar. Temer o outro, ou que este pode fazer, por pura intolerância, enfraquece a humanidade em que vivemos. Respeito é uma admiração, refere-se a hombridade do ser humano em questão, você ter que ser digno de ser respeitado, respeito se conquista, é direito adquirido, a forma como você viver e quem você é lhe qualifica. Porém nossa sociedade esta a cada dia mais deturpada, cada um impõe seu querer, e que assim seja.

Então vão nos obrigando a simplesmente ir engolindo os sapos, para não ‘desrespeitar o outro’, certo? Errado. Ambiente que não se impõe valores e as regras são desmedidas, é anarquia. E não somos anárquicos ainda. Devemos seguir algum tipo de principio, aonde o meu modo de viver, ou o seu, não interfira na vida do outro, que admite e respeita opiniões contrarias a sua. Isso não é utópico, e pode ser praticado. Isto é exercer a ‘tolerância’ de que eu vivo a minha vida, tenho meus gostos, satisfaço as minhas vontades, tenho os meus princípios, e enquanto você respeitar as minhas particularidades, eu aceitarei e respeitarei as suas, mesmos que sejam contrárias ao meu modo de ser.

Anúncios

2 comentários sobre “Intolerância é intolerável!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s